Grupo de Estudos do Pathwork
Uma metodologia
Pathwork é um conjunto de saberes canalizado pela sensitiva austríaca Eva Broch Pierrakos (1915-1979) que abrange várias áreas da vida humana. Recebido por um Mestre Espiritual - que ficou conhecido como “O Guia” -, este vasto material foi trazido ao mundo entre 1957 e 1979 e sistematizado em 258 palestras que abrangem, por exemplo, a verdade, o autoconhecimento, a tristeza, a depressão, o amor, a dualidade, o trabalho do espírito, o pensamento positivo, a personalidade, a prece, a culpa, o medo e outras centenas de questões importantíssimas ao desenvolvimento consciencial.
Hoje, estas palestras são oferecidas em muitos países por facilitadores e helpers: ambos são pessoas letradas em Pathwork e que se dedicaram em assimilar todo o seu conteúdo para então multiplicá-lo sistematicamente em salas de aula, como grupos de estudo e transmissão deste conhecimento através de leituras, reflexões e exercícios práticos de entendimento.
O Pathwork
Pelo Pathwork, a vida é um mar e o homem é um barco. Este mar pode estar tempestuoso e o céu cinzento; pode o sol voltar a brilhar e as águas se acalmarem até a próxima tempestade: assim se alterna até o barco atingir seu destino, que é a terra firme, o mundo espiritual. Tudo depende de quão bem dirigimos nossa vida: alguns são como capitães habilidosos, experientes e treinados, excelentes pilotos tanto nas tempestades, quanto nas calmarias. Outros ficam nervosos e perdem o controle já quando as tempestades se formam. Outros ainda se assustam tanto que praticamente não dirigem o barco, deixando-o à deriva, à mercê de grandes catástrofes. Todos nós estamos cientes de que as perturbações atmosféricas, as tempestades e os furacões são os testes pelos quais temos de passar. O ser humano treinado é um pouco mais preparado para sentir exatamente em que direção o barco da sua vida está navegando.
O ser humano que se esforça por aumentar sua percepção espiritual tem muita dificuldade em lidar com seus desafios: muitas vezes o falso parece verdadeiro, a verdade parece mentira, o bem parece o mal e o mal parece o bem. O homem fica confuso e - logo ele, que quer tanto ser justo -, não sabe mais como agir direito. Inconscientemente suas próprias correntes doentias impedem que ele tenha clareza e saiba como agir. Para dissipar as nuvens escuras e ver a verdade é necessário que ele adquira conhecimento espiritual e, de acordo com seu nível, desenvolva-se até o máximo de sua capacidade. Se não for assim, ficará sempre à mercê de tempestades, sem conseguir controlar seu barco como poderia em outras circunstâncias. Isto só é possível quando se trilha este caminho, quando se aprende a estabelecer contato com Deus, a absorver a inspiração da verdade, a observar a si mesmo e as suas falhas e dominar toda a resistência.
Neste grupo:
No Instituto Potala, o Grupo de Estudos do Pathwork, também conhecido como Mar da Vida, será facilitado quinzenalmente pelo facilitador Roberto Sampaio - conhecido como Dagô. Em cada encontro - programado para ter 2 horas de duração - será transmitido o saber das palestras.
Como se pode depreender, é um trabalho de desenvolvimento pessoal e que pode ser aplicado ao nosso dia a dia para nós tornamos mais realizados e mais preparados para lidarmos com os nossos desafios. É a oportunidade de ouro que nós temos para aprendermos a pilotar nosso barco pelas ondas, pela calmaria e pelas tormentas, mantendo-nos sempre seguros de nossas ações, em nossos objetivos e nossas realizações no rumo da nossa jornada para que ela alcance o resultado que todos nós esperamos!