Oficina de Henna do Oriente
A Oficina de Henna é também um encontro com o belo. Mesmo que os alunos não sejam assim tão experientes desenhistas, é muito possível - usando técnicas específicas - que o resultado das pinturas seja algo realmente encantador.
É isso que esta oficina vai ensinar: a encantar. Antes, porém - como toda boa aula prática tem sua porção explicativa -, conhecemos o que é a henna, o material usado para os desenhos decorativos em mulheres (geralmente mãos e pés) e homens (braços, pernas, costas e peito): trata-se de uma pasta à base da Lawsonia inermis, uma planta arbustiva do nordeste da África tropical, Península Árabe, sul do Paquistão e Índia. É muito popular no Oriente Médio, Chipre, Ásia e norte da África, utilizada como corante para tonalizar o cabelo e pintar o corpo há milhares de anos.
No Brasil, a designer Rosana Araújo se tornou a pioneira na aplicação do Mehandi - como a henna é chamada na Índia -, ensinando a técnica para todo o país. Algumas de suas alunas, porém, tornaram-se suas discípulas replicando seu trabalho, como esta oficina liderada pela artista Michele Neumeister, que o Instituto Potala põe em cartaz.
Para além da parte teórica, a oficina oferece o necessário para a sua porção prática: apostila, material para treino e, é claro, Henna 100% natural. Em 4 horas/aula de Mehandi, arte e cultura se fundem ao útil e ao agradável: para quem gosta de desenhar, o encantamento é garantido!