Oficina do Corpo
A Oficina do Corpo no Instituto Potala não tem halteres, nem pesos, nem pranchas, nem materiais de academias de ginástica. Ela trabalha dores físicas, sim, mas seu propósito é mais elevado: além de fortalecer e prevenir, ela desenvolve a consciência corporal.
Pode parecer uma atividade dispensável para muitos, mas é exatamente por falta de conhecimento que muitas lesões acontecem. Há muitas maneiras de se levantarem objetos pesados do chão, por exemplo, assim como posturas corretas para nos sentarmos em frente às tevês e aos computadores; há maneiras adequadas de alongarmos o pescoço, o tronco e os membros; é importante desprendermos as emoções de nosso corpo e muita gente não sabe que isso é possível através de exercícios físicos simples, como propõe a Oficina do Corpo.
Conduzida por fisioterapeutas, a Oficina do Corpo abrange certamente a instância física, onde as dores estão manifestadas e precisam de cuidados específicos, avaliações e tratamentos para serem dissipadas. Mas também trabalha os movimentos corporais de fortalecimento, prevenção e conscientização, fundamentais para a saúde plena. A musculatura do corpo precisa de constante fortalecimento para manter as estruturas; precisa de atenção para ser devidamente manobrada; precisa de descanso e alongamento quando trabalhada em excesso e também precisa liberar as emoções retidas.
Assim, a Oficina do Corpo é bem mais do que sairmos bombados da aula, com os músculos à flor da pele e a sede de enfrentar o mundo: é buscarmos o necessário para a manutenção da vida, com o simples, com paz e equilíbrio, melhorando sempre nossa postura diante da vida!